Concurso Aeronáutica 2021: AFA divulga editais com 83 vagas de nível médio
Na terça feira (16) a AFA (Academia da Força Aérea), fez a divulgação de três novos editais, que apresentam como principal objetivo contratarem novas pessoas para ingressarem nos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria.
Vale a pena lembrar, que estão sendo ofertadas o total de 83 vagas, todas para o ano letivo de 2022, ou seja, aqueles que forem selecionados, deverão ingressar nos cursos apenas no ano seguinte.
Se você é uma das milhares de pessoas que apresentam interesse em conhecer de forma melhor esse mesmo assunto e ainda, saber como de fato irá acontecer esse processo seletivo, saiba que esse é o artigo correto para você.
Isso pelo simples fato de que, ao realizar a leitura do mesmo será possível com que você tenha acesso as melhores e principais informações relacionadas a esse mesmo assunto.
Vagas de ingresso na aeronáutica
Da mesma forma como foi dito na introdução desse mesmo artigo, estão sendo oferecidas o total de 83 vagas de ingresso na aeronáutica, na qual, essa mesma quantidade de vagas estão sendo distribuídas da seguinte forma:
Oficiais Intendentes | 40 vagas |
Quadro de Oficiais Aviadores | 18 vagas |
Quadro de Oficiais da Infantaria | 25 vagas |
A sua inscrição, da mesma forma como a de todas as pessoas que estiverem interessadas em participar desse mesmo processo seletivo poderá ser feita entre o período entre 16 a 29 de março, por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), que ficará disponível até as 9 horas do último dia para realizar as inscrições.
Para que você possa se inscrever, será necessário realizar o pagamento da taxa de participação/inscrição que apresenta o valor de R$70,00.
A realização e aplicação de todas as provas para a seleção dos candidatos, estão previstas para acontecerem no dia20 de junho.
Requisitos para participação
Para que você possa participar desse mesmo processo seletivo, é de extrema importância com que, você apresente os seguintes fatores:
- Ter concluído todo o ensino médio;
- Não ser apresentar menos 17 anos e nem completar 23 anos até o dia 31 de dezembro do ano em que a matrícula no curso for feita;
- Realizar a sua inscrição por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (da mesma forma como foi citada anteriormente);
- Realizar o pagamento da taxa de matrícula, dentro do prazo que foi estipulado;
Vale muito a pena estar lembrando, que as inscrições podem ser feitas por qualquer um, sem importar seu gênero para o cargo de oficiais aviadores e intendentes.
Outro fator muito importante de estar se lembrando, é que aqueles participantes negros que comprovarem heteroidentificação de alguma forma, poderão ter a garantia de 20% das vagas.
Informações sobre os exames
Os exames que serão feitos, apresentarão caráter eliminatório e/ou classificatório, de acordo com a fase, porém, ainda não foi divulgado aonde eles serão aplicados (coisa que está prevista para sair até o dia 2 de julho).
As provas escritas, serão compostas por questões que tratam de assuntos que podem ser encontrados nas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (16);
- Língua Inglesa (16);
- Matemática (16) e
- Física (16) e
- Redação;
A parte de redação desse processo seletivo, será constituída pela escrita de um texto, na qual o tema deverá ser sobre algo da nossa atualidade. Essa mesma etapa apresentará como o seu principal objetivo, avaliar a capacidade de expressão escrita do candidato na Língua Portuguesa, sendo uma prova aplicada junto com as demais provas de escrita do mesmo processo.
Vale muito a pena estar lembrando que, não serão todas as redações corrigidas, mas sim, apenas as daqueles candidatos que obtiverem aproveitamento nas provas escritas de Língua Portuguesa, Física, Matemática e Língua Inglesa.
As demais etapas da seleção dos candidatos, será baseada no seguinte cronograma:
- Concentração intermediária;
- Inspeção de saúde;
- Exame de aptidão psicológica;
- Entrevista informativa;
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- Curso de formação;