Currículo: 10 erros que você não deve cometer

Assim como tudo em nossa vida, as primeiras vezes podem ser desastrosas, e não muda muito quando o assunto é currículo! De fato, a falta de experiência pode levar as pessoas a cometer grandes erros.

Em nosso artigo de hoje, você vai conhecer 10 deles, dessa forma, você irá conhecer os principais erros que não devem ser cometidos ao preparar um currículo. Acompanhe!

10 erros que você não deve cometer em um currículo

1 – Muito longo

Currículo: 10 erros que você não deve cometer

O primeiro erro que qualquer pessoa pode cometer na hora de elaborar um currículo é escrever, escrever e escrever! Com isso, o currículo fica enorme, porque essas pessoas acreditam que isso deve ser feito.

Mas saiba que em um mundo cada vez mais competitivo, os currículos longos não têm vez, por isso, o ideal é otimizar o tempo do recrutador, fazendo algo de tamanho adequado.

2 – Experiência irrelevante

Quando começamos a mandar currículos, podemos ficar inseguros quanto a experiência, por justamente não a ter! Mas você pode colocar experiências de trabalho voluntário ou mesmo de algum projeto da faculdade que te acrescentou algo.

Muitas pessoas, ao tentar impressionar, colocam algo totalmente fora do intuito, e isso pode não ficar nada legal ao olhos do recrutador.

3 – Mal escrito

O currículo mal escrito não tem necessariamente erros de português, mas não tem conexões entre as frase, possui palavras fora de contexto ou mesmo possui frases de difícil interpretação.

Muitas pessoas desejam impressionar utilizando palavras bonitas, e no final, acabam se dando mal porque o resultado pode não ficar dos melhores.

4 – Foco errado

Às vezes, as pessoas acreditam que colocar sobre aquela medalha que ganhou no campeonato de natação da escola vai ajudar a incrementar o currículo. De fato, isso acontece com muitos jovens que desejam aumentar as páginas do seu currículo.

Mas isso faz com que o foco se perca totalmente, e fica muito difícil do recrutador entender quem você é, o que você já fez e o que você quer. Tudo isso porque você não deu foco ao seu currículo.

5 – Criatividade desnecessária

Muitas pessoas, a fim de impressionar, querem preparar um currículo com outro design ou em formato diferente, todo interativo, e isso pode ser realmente uma má ideia em cargos mais formais.

Isso começa a ser pensado como algo positivo em casos de emprego que exijam habilidades criativas.

6 – Inventar ou aumentar

Outro erro comum dos jovens é querer impressionar o recrutador, e o que eles fazem para isso? Inventam um curso, aumentam sobre a sua experiência no estágio, entre outras coisas.

Pode parecer até “inofensivo’’, mas não é ético realizar isso, e se alguém descobrir, vai ser bem chato, até porque mentira tem perna curta, né?

7 – Preferências pessoais

Muitas pessoas acabam colocando o seu perfil dentro do currículo, prática que é até valorizada pelo recrutador, mas geralmente esse perfil envolve mais o lado profissional, como por exemplo, capacidade de liderança, e etc.

Alguns não entendem isso e logo colocam seu perfil inteiro, suas preferências religiosas ou partidárias, tudo isso pode ter uma forte implicação negativa no currículo.

8 – Erros ortográficos

Erros ortográficos também são comuns, isso conta em palavras ou mesmo em pontuações erradas ou fora do lugar! Além de ativar sempre o corretor, é bem interessante pedir para que outra pessoa dê uma revisada no seu currículo.

Acho que todo mundo consegue perceber o quanto os erros ortográficos podem queimar o filme dentro de uma empresa, né?

9 – Ser objetivo demais

E enquanto há pessoas que enrolam demais e deixam o currículo longo, há pessoas que são bem objetivas e acabam não colocando nada ou muito pouco sobre si ou sobre suas experiências.

Nesse caso, o recrutador pode ficar até confuso e não entender qual é o seu perfil. Isso vai fazer com que ele te desqualifique da vaga, por entender que você não preenche os requisitos.

10 – Não ser claro

A clareza é uma habilidade que deve ser adquirida e por isso, muitas vezes quem está procurando o primeiro emprego não consegue ter essa característica no currículo.

Nesse caso, o ideal é pegar modelos prontos ou mesmo pedir revisão de um profissional.

E você, já comentou algum desses erros? Deixe para gente nos comentários e continue em nosso blog para conferir muito mais.