Empréstimo consignado: conheça suas vantagens e desvantagens

Sendo uma das modalidades de crédito mais buscadas, o empréstimo consignado é buscado por diversas pessoas justamente pela sua facilidade de aprovação. Mas quais são suas vantagens e desvantagens?

Afinal, ainda que ele seja útil e simples de se conseguir, uma vez que o banco irá debitar o valor do seu salário, ele não realmente útil em todas as situações, podendo colocar a pessoa que não entende muito sobre este em uma posição financeira delicada.

Para que possa entender quando este pode ser interessante para a sua realidade, neste artigo, iremos tratar do Empréstimo consignado: conheça suas vantagens e desvantagens!

Aproveite e boa leitura!

 

Empréstimo consignado: conheça suas vantagens e desvantagens

Seja como um contratante, ou como uma pessoa que deseja enviar currículo para uma empresa que trabalha com este produto, conhecer o empréstimo consignado o permitirá avaliar melhor como este serviço pode lhe ajudar.

Por isso, apresentaremos as vantagens e desvantagens, começando por seus benefícios.

Vantagens do empréstimo consignado

Conheça as vantagens que o produto tem a oferecer para o cliente. Essas são:

1 – Primeira opção para quem quer crédito rápido

Como dito anteriormente, a ausência de burocracia do crédito consignado é um dos principais pontos que facilitam a sua contratação, o que o torna a principal opção para quem precisa de empréstimo para ontem.

Os documentos solicitados nesta transação são os mais comuns possíveis, sendo necessário apenas apresentar a identidade com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda ou benefício do INSS.

2 – Descontos sem surpresa no fim do mês

As parcelas são fixas, com juros e valores pré-fixados e determinados no ato da contratação. Essas serão debitadas da folha de pagamento, aposentadoria ou pensionista INSS.

Isso facilita a quitação da divida, já que a pessoa não precisa se preocupar em ir até o banco para realizar o pagamento. Sequer é preciso fazer uma transferência para a conta em que será debitado a quantia da parcela.

Além disso, suas chances de se tornar-se um inadimplente é praticamente nula, uma vez que o valor só não é descontado em caso de margem negativa.

3 – Menores juros do mercado

Uma vez que a probabilidade de atraso é uma das mais baixas, o empréstimo consignado tem os menores juros do mercado, já que sua taxa de pagamento é extremamente alta.

Cada banco pode oferecer taxas e opções de parcelamento diferentes, respeitando o limite máximo geral.

Ao avaliar os juros, é possível perceber que sua taxação chega a ser até 10 vezes menores do que as outras opções de crédito.

Desvantagens do crédito consignado

Assim como é importante conhecer as vantagens, saber as desvantagens deste produto é fundamental para tirar dúvidas dos clientes que procurarem contratá-lo. Essas são:

1 – Pagamento em data fixa

As datas de pagamento do empréstimo consignado são fixas. Logo, não é possível adiar seu pagamento.

Isso pode ocasionar em complicações financeiras dentro de sua casa. Afinal, caso tenha urgência para com alguma outra conta e tenha de usar parte do valor da parcelo do empréstimo, tal ação não será possível.

Lembrando que o crédito irá descontar, no máximo, 30% do valor recebido pelo solicitante.

2 – Somente determinadas pessoas podem solicitar

Infelizmente, apesar de sua enorme praticidade, o empréstimo consignado só pode ser solicitado por um grupo seleto de pessoas. Esses grupos são:

Aposentados e Pensionistas do INSS;

Servidores Públicos;

Trabalhadores com carteira assinada;

Militares das forças armadas;

Devido à instabilidade financeira de um trabalhador de CLT, os benefícios do empréstimo consignado representam uma ameaça para o banco, fazendo com que este se torne um risco que ninguém deseja ocorrer.

Porém, algumas entidades oferecem esse aos empregados desta modalidade. Porém, com uma taxação superior as categorias citadas acima.

Agora que empréstimo consignado: conheça suas vantagens está esclarecido, você pode perceber o quão interessante é esse serviço.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *